EFEITO CORONAVÍRUS

27/03/2020

Apoiadores de Bolsonaro fazem
carreatas por fim da quarentena

Carreatas organizadas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro - sem partido -, que pedem o fim da quarentena estão sendo organizadas em uma série de cidades pelo país. Em Montes Claros não foi diferente. Na tarde dessa sexta-feira (27), com bandeiras do Brasil, manifestantes pediram a volta imediata do funcionamento dos chamados serviços não essenciais, o que inclui o comércio, após decretos do prefeito Humberto Souto, do Cidadania, que interromperam as atividades econômicas para tentar reduzir a transmissão do coronavírus.

Os manifestantes se reuniram na Praça dos Jatobás, no bairro Morada do Sol, e foram em comboio, fazendo buzinaço, até a porta da Prefeitura. Antes, passam em carreata pela Avenida Francisco Gaetani, no Bairro Major Prates e seguiram pela Avenida Deputado Esteves Rodrigues até chegar ao prédio da Prefeitura. O decreto que fechou o comércio vale até o dia 21 de abril.

Segundo estimativa de Rafael Valentim Paixão, dono de quatro estacionamentos no centro do Montes Claros, cerca de 300 veículos participaram do protesto. "Se continuar desse jeito terei prejuízo de R$ 20 mil", lamenta. Eles pedem para voltar a trabalhar, nem que seja com número reduzido de funcionários, e garantem que pretendem adotar todas as medidas de higiene para impedir a contaminação pelo coronavírus.

O empresário Alex Sander Soares Maia, dono de restaurante no bairro São José, e um dos bares mais movimentados da cidade no bairro Planalto, explica o impacto do fechamento em seus comércios. "Está arrebentando todo mundo. Não tive que demitir ninguém, mas, se continuar, não vai ter outra opção", conta.

Com bandeiras do Brasil, os manifestantes, que pediram o fim da quarentena e minimizaram os riscos do coronavírus protestavam de dentro dos carros - na maioria das vezes, em veículos caros -, sem andar nas ruas ou ter contato ou proximidade com outros participantes do protesto.

A contradição entre minimizar a doença, mas se proteger dentro dos carros foi criticada por pessoas que passavam pela rua. "Eles protestam de dentro de seus carros de luxo e com mascaras no rosto. Não estão nem ai para a maioria da população", desabafou uma senhora que estava no ponto de ônibus, esperando o transporte coletivo, que preferiu não se identificar.

OUTRO LADO - A reportagem entrou em contato om a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, que até o fechamento desta edição não havia se pronunciado sobre a manifestação e a reivindicação dos empresários para a reabertura do comércio em Montes Claros.

© 2018 Rogeriano Cardoso. Zap: 99117-2042 - Email: rondacidade@gmail.com
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora