MANGALARGA MARCHADOR

30/07/2019

Norte de Minas sobe a rampa
da Gameleira na 38ª Nacional

O Norte de Minas voltou a ser destaque na Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, realizada de 16 a 27 de julho no Parque de Exposições Bolivar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte. O evento que bateu o recorde de público marcou o fim do ano hípico.

Sonho de todo criador e apresentador é subir na sagrada rampa da Gameleira, algo que se tornou mais uma vez realidade com o Quartel da Serra Geral. O advogado Elson Xavier Júnior, proprietário do equino, destacou a importância da premiação: "Estou muito feliz diante da grandiosidade do evento, porque todos os criadores têm o mesmo sonho: subir a rampa da Gameleira e ser premiado. Só de ir à Gameleira já é uma felicidade enorme, imagina pegar a faixa e o troféu?" O animal foi reservado campeão potro graduado. Elson também subiu a rampa com o animal Reflexo da Serra Geral, primeiro prêmio Potro Jovem.

SERRA GERAL - A primeira vez do advogado na rampa da Gameleira foi em 2013 com a égua Gata Serena, Campeã Nacional Égua Sênior de Marcha na 32ª Exposição Nacional. O Haras Serra Geral é um Haras que cria com excelência. Localizado na cidade de Mato Verde, no Norte de Minas, o criatório procura, há 15 anos, mostrar sua evolução a cada dia. O proprietário Elson Xavier Júnior, sempre acreditou em ser referência na raça e, hoje, ele consegue ver este sonho se realizando. O Haras já ganhou três títulos na Nacional, um em 2013 e dois em 2019.

"Criar essa raça maravilhosa chamada Mangalarga Marchador nos leva a muito mais do que apenas a uma competição. Ele cria amizades e sonhos, e com sua docilidade e desempenho conquista qualquer amante de cavalos. Estar na pista da Gameleira e ainda subir a rampa é o maior presente que Deus pode dar a nós criadores e é esse sonho que estamos lutando para sempre conseguir". Ele acrescenta: "a esperança, a expectativa que a gente fica e o tanto que é bom. E este ano subimos com animais que são crias nossa, e isso é muito importante, o que nós da um referencial em que rumo seguir na criação."

Segundo Elson, o Norte de Minas está no caminho certo. "Depois de um longo tempo hibernando, agora nós conseguimos melhorar muito a nossa genética no próprio trato na mão de obra, e isso faz com que a gente seja mais competitivo, e sendo competitivo o caminho natural é o resultado do sucesso e a premiação", afirma Elson ao enfatizar que há cinco anos o Norte de Minas não subia a rampa da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador.

JORGINHO - O empresário Jorge Antônio dos Santos, o Jorginho, presidente do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Norte de Minas, também esteve presente na Nacional. Ele parabenizou a todos os criadores e expositores do Norte de Minas que levaram seus animais à 38ª Nacional.

"Todos trabalharam e se esforçaram para chegar lá. Se o título não veio isto não tira o nosso mérito em nada e sim nos faz avaliar e repensar sobre o que podemos fazer para melhorar e um dia chegar lá. Seja na melhora genética do nosso plantel, seja na profissionalização da nossa mão de obra, seja na planilha de trabalho que foram conferidas aos nossos animais para que o mesmo chegasse ao auge de seu potencial."

Jorge Antônio dos Santos salienta que é preciso observar também que "a nossa responsabilidade só aumenta ano após ano e que após andarmos sumidos da Nacional voltamos a subir a rampa este ano com o amigo Elson Xavier do Haras Serra Geral com os títulos de reservado campeão e primeiro premio".

NORTE DE MINAS NA RAMPA - Em 2010 o Dante das Minas Gerais, do saudoso Coelho subiu na rampa. Já em 2012, foi a vez do Fabuloso MFC, de André Senna, que sagrou-se Campeão Potro Jovem. Já em 2013 tivemos a Gata Serena, de Elson Xavier Júnior, Campeã Égua Sênior de Marcha. Em 2014, o Forró do Aro, de Geraldinho e Zito, que contou com o desprendimento e apoio do Jorginho do Haras Pacuí e essa união resultou em Campeão Cavalo Jovem e Campeão Cavalo Jovem de Marcha.

MAIOR DA AMÉRICA LATINA - Considerada a maior exposição de equinos da América Latina, a Nacional é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) que neste ano comemora seus 70 anos de existência, fundada em 16 de julho de 1949. Fora o show de andamento dos melhores marchadores da atualidade, a programação contou também com leilões, provas esportivas, palestras técnicas, espaço gastronômico, entretenimento, estandes diversificados, espaço kids e muito mais.

© 2018 Rogeriano Cardoso. Zap: 99117-2042 - Email: rondacidade@gmail.com
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora